Desafios éticos e pedagógicos da pandemia

Conteúdo do artigo principal

João Décio Passos

Resumo

A reflexão levanta os desafios éticos e pedagógicos da pandemia do novo Coronavírus. Ancorada na práxis docente de teologia na universidade, apresenta um estado da arte da conjuntura atual e busca as formas de discernimento dos fatos, das interpretações e dos significados religiosos dados aos mesmos. A apresentação dos desafios pedagógicos do discernimento crítico das informações e as aulas no formato remoto são relevantes. Adota a noção de sinais dos tempos, oferecida pelo Vaticano II, como postura e método da análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Passos, J. D. (2020). Desafios éticos e pedagógicos da pandemia. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 28(2), 179–189. Recuperado de https://itesp.emnuvens.com.br/espacos/article/view/733
Seção
Seção Dossiê
Biografia do Autor

João Décio Passos

livre docente em teologia, professor do Itesp e no programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião, da PUC-SP.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo; ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOWBOR, L. Além da pandemia; uma convergência de crises. In PASSOS, J. Décio (Org.). A pandemia do coronavírus; onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020a.
DOWBOR, L. O capitalismo se desloca; novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc, 2020b.
ESTRADA, J.A. A impossível teodiceia; a crise da fé em Deus e o problema do mal. São Paulo: Paulinas, 2004.
FRANCISCO. Encíclica Laudato Si’. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.
GADAMER, H.-G. Verdade e método; traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: vozes, 2002.
GESCHÉ, Adolphe. O mal (Coleção Deus para pensar). São Paulo: Paulinas, 2003.
HARVEY, D. et. al.. Coronavirus e a luta de classe. Brasil: Terra sem amos, 2020.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
MONTENEGRO, D. O covid-19 e nosso longo transe político. In AUGUSTO, C. Brandão-SANTOS, Rogério D. Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.
PASSOS, J. D. (Org.). A pandemia do Coronavirus; onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
TOMÁS DE AQUINO, Suma teológica Vol. I. São Paulo: Loyola, 2001.
TRACY, D. A imaginação analógica; a teologia cristã e a cultura do pluralismo. São Leopoldo, 2006.
WIEVIORKA, M. Crise financeira ou mutação social? In CASTELLS, M. et. al. (Org.). A crise e seus efeitos; as culturas econômicas da mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2013.