A Ciência da Cruz em Edith Stein
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo analisamos a Ciência da Cruz de Santa Teresa Benedita da Cruz, uma judia que se converteu ao cristianismo. Ela mostra que esta ciência é um itinerário espiritual percorrido por aqueles que abraçaram a cruz de Jesus Cristo. O caminho vivenciado pela carmelita é apresentado aos demais para proveito de quem decide trilhar a vivência espiritual a partir da mística da cruz. Para iniciar a Ciência da Cruz, Teresa exprime que é necessário fé e contemplação, ou seja, é a alma no reino do espírito e dos espíritos. Ela faz da cruz não simplesmente uma experiência, mas uma ciência, que deve ser vivida e estudada, essa compreensão é legada por Santa Teresa que não somente a estudou, mas a viveu, e tendo vivido, acentua duas portas para a verdadeira mística, o amor e o abandono em Deus.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
DI BERARDINO, Pedro Paulo. São João da Cruz, Doutor do “Tudo ou nada”. São Paulo: Edições Paulinas, 1992, p. 151.
DAL BÓ, Pedro Paulo, Pe. Para a missão do Redentor: um caminho de formação integral. 1 ed. Goiânia: Escala Editora, 2018, p. 64.
Liturgia das Horas, Festa da Exaltação da Santa Cruz. Editora Vozes, Paulinas, Paulus, Ave-Maria, Rio de Janeiro 1999, p. 1270.
SANTO, João da Cruz. Noite escura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 22.
SANTANA, Luiz. Edith Stein: a construção do ser pessoa humana. São Paulo: Ideias e Letras, 2016, p. 110. (Série Pensamento Dinâmico).
STEIN, Edith. A ciência da cruz. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999, p. 41.