THEOLOGY FOR WHAT?

Main Article Content

Armando Tambelli Junior
Diego Antonio da Silva
Elisvaldo Vieira dos Santos
Paulo Chiweca Cipriano
Rodrigo Ezequiel Golan
Raimundo Maciel Ribeiro

Abstract

O texto¹ traz como motivação de fundo a seguinte questão: para que serve a Teologia? Visando então responder ao questionamento feito, os(as) alunos(as) expõem que a teologia como um campo do saber, sistematizado e regido por regras que também se aplicam a outras disciplinas e áreas de conhecimento, tem certamente um lugar próprio e relevância entre os outros saberes. Por isso deve haver um espaço de diálogo e de construção do conhecimento para afirmar que a teologia é ciência. Considerando que seus pressupostos não são dados míticos ou construções fantasiosas ,mas dado que podem reivindicar o estatuto de ciência. A ciência teológica está no mesmo patamar das grandes construções metafísicas da razão moderna, dos primeiros filósofos, porque ela tenta responder a questões que se dirigem diretamente à realidade e aos desdobramentos dos comportamentos históricos do humano. A teologia tem muito a dizer, não só partindo das bases do Magistério e da Tradição da Igreja,mas também de acordo com os diferentes processos e transformações dos quais somos testemunhas. A ciência da fé tem muito a falar sobre o homem, sobre as relações que se estabelecem numa sociedade, sobre a justiça ,entre outras realidades. Ela tem um alcance capaz de questionar todos os espaços de produção do conhecimento. São esses então alguns dos motivos que podem justificar e responder à pergunta de por que ainda tem sentido de estudar teologia. Mesmo porquê a teologia não existe para si mesma, mas para a fé, o amor, a prática evangélica e, sobretudo, para a caridade cristã.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Tambelli Junior, A., Silva, D. A. da, Santos, E. V. dos, Cipriano, P. C., Golan, R. E., & Ribeiro, R. M. (2019). THEOLOGY FOR WHAT?. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 24(1), 87–98. Retrieved from https://itesp.emnuvens.com.br/espacos/article/view/130
Section
Seção Comunicações