Pandemia da Covid-19: aspectos da teodiceia cristã no discurso de padres católico-romanos e pastores batistas brasileiros.
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo teve origem em uma consulta informal realizada online no início do mês de junho de 2020 a um grupo de líderes cristãos a respeito do impacto da pandemia da Covid-19 nas concepções e ações de suas comunidades, procurando averiguar suas posturas diante do tema da pobreza. Neste artigo, desenvolvemos um dos aspectos levantados naquela pesquisa, qual seja, a teodiceia relativa à pobreza no relato de 18 padres católico-romanos e 19 pastores batistas, analisada à luz das considerações de Peter Berger sobre teodiceia e de Rodney Stark sobre as epidemias no início do Cristianismo. Buscamos verificar na opinião dos sujeitos consultados quais os tipos de teodiceias em relação à pobreza estão implícitos nas convicções declaradas no contexto da pandemia. Nossos achados mostraram a tendência a uma teodiceia centrada no humano, que coloca como pergunta chave não mais a clássica «por que Deus permitiu isso»? Mas, «por que os seres humanos fizeram isso«? E coloca nas mãos dos cristãos a responsabilidade de agir para prover condições sociais mais justas, por meio do amor e cuidado de uns para com os outros.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
BERGER, P. L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
CARVALHO, E. M. O uso político da pandemia e a crise diplomática com a China. In: AUGUSTO, C. B. e SANTOS, R. D. (org.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.
PIERUCCI, A. F. O desencantamento de mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2013.
SANCHEZ, W. L. Pluralismo religioso: as religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2010.
STARK, R. O crescimento do cristianismo: um sociólogo reconsidera a história. São Paulo: Paulinas, 2008.
SUNG, J. M. A graça de Deus e a loucura do mundo. São Paulo: Reflexão, 2015.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.