Tecnociência e crise socioambiental: Questões éticas e contribuições da fé cristã

Contenido principal del artículo

Paulo Sergio Carrara
https://orcid.org/0000-0002-3671-0202
Isaias Mendes Barbosa

Resumen

A tecnociência, no contexto socioambiental em que vivemos,emerge como questão problemáticasegundo o filósofo Jorge Riechmann. Apesar de ter sua origem em um sofisticado estágio de intervenção tecnocientífica na vida humana (natural) e planetária, atualmentese tornou capaz deintervir drasticamente no mundo vulnerável a ponto de apresentarincalculáveis riscospara a humanidade: destruição geracional e ecológica. Assim, o principal desafio da tecnociênciase encontra nasustentabilidade que demanda uma ética que adirecione para o bem comumepara a preservação da vida no planeta. Na tentativa de promover tal suporte ético, a fé cristã contribui com uma base e metodologia próprias: a ecoteologia. Por essa razão, a ecoteologia está em condições de responder às questões levantadas por Riechmann. O artigo apresenta, de modo sintético, a contribuição do teólogo Leonardo Boff e o magistério doPapa Franciscona Encíclica Laudato Si’ e na exortação apostólica Querida Amazôniacomo base teológica consistente para enfrentamento dos problemas socioambientais do momento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Carrara, P. S., & Barbosa, I. M. (2021). Tecnociência e crise socioambiental:: Questões éticas e contribuições da fé cristã. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 29(1), 19–37. Recuperado a partir de https://itesp.emnuvens.com.br/espacos/article/view/769
Sección
Seção Dossiê
Biografía del autor/a

Paulo Sergio Carrara

Doutor em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE). Diretor do ITESP (Instituto Teológico São Paulo) e professor nessa mesma Faculdade, em São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Cristologia da FAJE.

Isaias Mendes Barbosa

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE), onde foi bolsista do PIBIC/ FAPEMIG.

Citas

BOFF, L.Sustentabilidade:O que é – O que não é. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CADERNO DE DEBATE AGENDA 21 E SUSTENTABILIDADE: ÉTICA E SUSTENTABILIDADE, 2006. Disponível em: . Acesso em 01 fev.2019.

CARTA DE TERRA, 1992. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21 /arquivos/carta_terra.pdf. >.Acesso em 01 fev.2019.

CHIPANA, S.; ISMAEL, L.; DIETMAR, M. Ecoteología: espiritualidad y prácticas para salvar la Madre Tierra. La Paz: Tíka y teko, 2011.

FRANCISCO.Carta EncíclicaLaudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-SinodalQuerida Amazônia. Brasília: CNBB, 2020. GURIDI, R.Ecoteología: hacia um nuevo estilo de vida. Santiago: Ed. Universidad Alberto Hurtado, 2018.

JONAS, H.O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Ed. PUC-Rio: Rio de Janeiro:Contraponto, 2006.

JONAS, H.Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo:Paulus, 2013.

MILLEN, M. I. de C.; ZACHARIAS, R. (Org.). Ética teológica e Direitos Humanos.São Paulo: Editora Santuário, 2018.

MURAD, A.; TAVARES, S. S. (Org.). Cuidado da casa comum: chaves de leitura teológica e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016.

MURAD, Afonso (org.). Ecoteologia: um mosaico. São Paulo: Paulus, 2016.

MURAD, A. T. Consciência planetária, sustentabilidade e religião: Consensos e tarefas. Belo Horizonte, 2013, p.443-475. Disponível em: . Acesso em 03 fev. 2019.RIECHMANN, J.Um mundo vulnerable:Ensayos sobre ecologia, ética y tecnociência. Madrid: Catarata, 2 ed., 2005.

VOLPI, Franco. O niilismo. São Paulo: Loyola, 1999.

ZUBEN A,Von. Bioética e tecnociências: a saga de Prometeu e a esperança paradoxal. Bauru, SP:EDUSC,2006.