EDUCATION FOR COMMUNICATION FOR THEOLOGY STUDENTS AN ITESP DIFFERENTIAL

Main Article Content

Helena Corazza
Joana Puntel

Abstract

In its 50 years of existence, for 28 years, ITESP prioritizes the training project for the integral communication of theology students. This article aims to highlight this project inserted in the process of the Church's relationship with communication since Vatican II.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Corazza , H. ., & Puntel , J. . (2022). EDUCATION FOR COMMUNICATION FOR THEOLOGY STUDENTS: AN ITESP DIFFERENTIAL. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 30(1), 57–77. https://doi.org/10.57147/espacos.v30i1.857
Section
Seção Dossiê
Author Biographies

Helena Corazza , ITESP

Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), docente coordenadora do Curso de Especialização, Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático do SEPAC em convênio com o ITESP, faz parte do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), autora de diversos artigos e obras, entre elas, Educomunicação: formação pastoral na cultura digital (2016).

Joana Puntel

Jornalista, doutora em Comunicação Social pela Simon Fraser University (Canadá), docente, pesquisadora, orientadora de pesquisa na pós-graduação no Curso de Especialização Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático (SEPAC/ITESP), faz parte da Equipe de Reflexão em Comunicação da CNBB (GRECOM), autora de diversos artigos e obras, entre elas, Igreja e sociedade. Método de trabalho na comunicação (2015).

References

CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da Conferência de Puebla. Texto oficial. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987, 3ª. Ed.

CNBB, Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social. Educação para a comunicação nos Institutos de Filosofia e Teologia dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2001.

COMISSÃO PONTIFÍCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Instrução pastoral “Communio et progressio” sobre os meios de comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas,1971.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações para a formação dos futuros sacerdotes acerca dos instrumentos da comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987.

CORAZZA, Helena. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). 267p. Tese (Doutorado).Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.

CORAZZA, Helena. Formação Pastoral na cultura digital. São Paulo: Paulinas, 2016.

PUNTEL, Joana T. A Igreja cresce na formação de lideranças em comunicação.

INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, Vol. XVII, n. 2, Jul/Dez. 1994.

PUNTEL, Joana T. Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. São Paulo: Paulinas, SEPAC, 2015.

VATICANO. Inter mirifica. Decreto do Concílio Vaticano II sobre os meios de Comunicação Social. São Paulo: Paulinas, 1965.