EDUCAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO PARA ESTUDANTES DE TEOLOGIA UM DIFERENCIAL DO ITESP
Contenido principal del artículo
Resumen
Em 50 anos de existência, há 28, o ITESP prioriza o projeto de formação para uma comunicação integral dos estudantes de Teologia. O presente artigo objetiva destacar esse projeto inserido no processo de relação da Igreja com a comunicação a partir do Vaticano II.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da Conferência de Puebla. Texto oficial. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987, 3ª. Ed.
CNBB, Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social. Educação para a comunicação nos Institutos de Filosofia e Teologia dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2001.
COMISSÃO PONTIFÍCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Instrução pastoral “Communio et progressio” sobre os meios de comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas,1971.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações para a formação dos futuros sacerdotes acerca dos instrumentos da comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987.
CORAZZA, Helena. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). 267p. Tese (Doutorado).Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.
CORAZZA, Helena. Formação Pastoral na cultura digital. São Paulo: Paulinas, 2016.
PUNTEL, Joana T. A Igreja cresce na formação de lideranças em comunicação.
INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, Vol. XVII, n. 2, Jul/Dez. 1994.
PUNTEL, Joana T. Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. São Paulo: Paulinas, SEPAC, 2015.
VATICANO. Inter mirifica. Decreto do Concílio Vaticano II sobre os meios de Comunicação Social. São Paulo: Paulinas, 1965.