NO PRINCÍPIO ERA O SÍNODO RESGATE DA ECLESIOLOGIA SINODAL DAS ORIGENS

Contenuto principale dell'articolo

Antonio Sagrado Bogaz
João Henrique Hansen

Abstract

A proposta do Papa Francisco, em vistas de uma renovação eclesial e eclesiástica, para construir um caminho sinodal para a Igreja, soou como uma grande novidade e até despertou críticas de alguns setores da Igreja e da Teologia, habituados que são a uma concepção de Igreja profundamente hierárquica, cristalizada em suas estruturas e pouco participativa. Esta realidade herdada dos séculos de nossa história, ocorre sobretudo nas esferas laicais, mas também nas normativas institucionais. Entretanto, podemos considerar que a Igreja é sinodal desde suas origens e as formas de conduzir sua evangelização, celebração e decisões sempre testemunharam o “caminhar juntos”, incluindo suas questões organizacionais e celebrativas. Para iluminar a renovação eclesial dentro do propósito da sinodalidade, procuramos buscar as formas conceituais deste estilo de ser Igreja. Na sequência, resgatamos as formas relacionais e participativas dos cristãos, compreendendo suas funções e vocações ministeriais. Compreendendo melhor a genuína comunhão e participação dos cristãos dos primeiros séculos, teremos mais fundamentos e experiências para renovar nossa Igreja de nossos tempos dentro do espírito sinodal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
Bogaz , A. S., & Hansen, J. H. . (2022). NO PRINCÍPIO ERA O SÍNODO : RESGATE DA ECLESIOLOGIA SINODAL DAS ORIGENS. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 30(1), 103–129. https://doi.org/10.57147/espacos.v30i1.859
Sezione
Seção Artigos
Biografie autore

Antonio Sagrado Bogaz , ITESP

Doutor em Teologia Sistemática e doutor em Teologia Litúrgica (PIL/Roma). É professor de Teologia Patrística e Liturgia no ITESP.

João Henrique Hansen, UMESP

Doutor em literatura, pela USP, e pós-doutor em Ciências da Religião (UMESP-SP). É professor de teologia e pesquisador do fenômeno religioso.

Riferimenti bibliografici

BOGAZ, A. S.; HANSEN, J. H.; COUTO, M. A. Jubileu de ouro de Medellín: seus padres e seus ensinamentos. In: Espaços, 26(2), São Paulo: ITESP, 2021. pp. 241–264.

BOGAZ, A. S.; COUTO, M. A.; HANSEN, J. H. Patrística, caminhos da tradição cristã. São Paulo: Paulus,2017.

BOGAZ, A. S. Vocabulário Teológico. Teologia Patrística. São Paulo: Paulinas, 2022.

BOGAZ, A. S; HANSEN, J. H. Novos tempos da liturgia cristã. São Paulo: Paulus, 2018.

EUSÉBIO DE CESARÉIA. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 1999.

FRANCISCO. Momento de reflexão para o início do percurso sinodal. Discurso do Papa Francisco. 09/10/2021. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2021/october/documents/20211009l> Acesso em 09 jul. 2022.

VICENTE DE LÈRINS. Comonitório. Memorial contra os hereges. São Vicente: Clube de Autores, 2019.